Convidados CRBio01
Parceria de conteúdo
Nesta parceria inédita de conteúdo entre o Avistar e o Conselho Regional de Biologia - 1ª Região, o CRBio-01 traz, de vários cantos do Brasil e do mundo, convidados que compartilham suas experiências na observação de aves e natureza, valorizando o trabalho e a profissão dos Biólogos. Venha com a gente mergulhar neste universo e conhecer, por várias perspectivas, a observação de aves e natureza e a importância da Biologia na conservação de espécies e preservação do meio ambiente.
Juan Pablo Culasso
Birdwatching é mais que watching
Aud01. - 18maio 10h
Uruguaio, tem dedicado sua carreira a explorar e capturar os sons da natureza por cerca de 20 anos. Sua experiência em gravação, edição e domínio de paisagens sonoras naturais tem apoiado a conservação da biodiversidade e a educação ambiental. Além disso, seu trabalho em acessibilidade e inclusão tem feito contribuições significativas para o ecoturismo e a educação.
Tatiana Pongiluppi
Motherhood and Birding
Aud02 - 19maio - 10h
Tatiana começou a observar aves em 2004, quando ainda era estudante de Biologia. Trabalhou na SAVE Brasil por 8 anos, onde passou a viajar por diversos lugares do país atuando na conservação de aves em comunidades locais. Trabalhou por anos conectando pessoas, meio ambiente, cultura e aves. Fez mestrado em Biodiversidade em Unidades de Conservação em 2017. Atualmente, aplica essas habilidades e conhecimentos para proporcionar a melhor experiência para os turistas observadores de aves no Brasil. Tatiana lidera viagens de observação de aves da Brazil Birding Experts pelo Sudeste e Nordeste do Brasil, além de ser co-fundadora da empresa.
Tatiana Neves
Albatrozes e Petréis : Conservação e Observação
Aud05 - 17maio - 14h30
Bióloga, mestre em Oceanografia Biológica e especialista em aves marinhas. Fundou o Projeto Albatroz há 32 anos em Santos (SP) para trabalhar pela conservação destes albatrozes e petréis que interagem com barcos de pesca de espinhel nas águas brasileiras. É Coordenadora Geral do Projeto Albatroz, que hoje possui bases em seis estados do Brasil. É Vice-Presidente do Comitê Assessor do Acordo para a Conservação de Albatrozes e Petréis (ACAP) e Coordenadora Executiva do Projeto Albatroz no Plano de Ação Nacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (PAN-Albatrozes).
Luciana Pinheiro
Ornitologia e Povos Originários
Aud02 - 19maio - 14h00
Luciana Pinheiro Ferreira, Bióloga, Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Especialista em Sustentabilidade. Desenvolve pesquisas e assessoria com povos originários, educação patrimonial, educação ambiental, etnoturismo, etnofauna. Possui experiência com inventário e monitoramento da avifauna, no âmbito da pesquisa científica e consultoria ambiental
Maristela Benites
Ornitologia e Povos Originários
Aud02 - 19maio - 14h00
Possui graduação em Ciências Biológicas (UFMS-2000) e mestrado em Ecologia e Conservação (UFMS 2002). Atualmente é doutoranda no Programa - INFI/UFMS, pesquisadora e educadora ambiental no Instituto Mamede. É guia de turismo regional e da América do Sul pela Embratur. Faz formação de pessoas na área de Aviturismo e em condução de visitantes em UCs. Tem experiência na área de Ornitologia, Ecologia, com ênfase em Ecologia de Aves e atua principalmente nos seguintes temas: Cerrado, Pantanal, Chaco, educação ambiental, biodiversidade, ecoturismo, observação de aves e etnopassarinhar.
Neiva Guedes
Conservação das grandes araras no MS-MT, Brasil e América do Sul.
Aud01 - 18maio - 09h
Graduada em biologia pela UFMS (1987) com mestrado em Ciências Florestais pela ESALQ/USP (1993). Doutora em Zoologia pela UNESP/Botucatu (2009). É professora e pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Uniderp e orienta alunos de Iniciação Científica, mestrado e doutorado. Desde 1990, executa e coordena o Projeto Arara Azul, onde desenvolve estudos sobre a biologia básica e monitoramento da espécie, Anodorhynchus hyacinthinus, vulnerável a extinção. Promove atividades de manejo e educação ambiental para a conservação da natureza.
Fernando Straube
Pioneiros da Observação
Aud02 - 18maio - 10h
Biólogo Honorário pelo Conselho Federal de Biologia (CFBio) e estudo as aves silvestres brasileiras desde 1982, buscando conhecer onde vivem, como são classificadas e especialmente como protegê-las. Participei dos primeiros levantamentos das espécies de aves que vivem em Curitiba, no Paraná e no Brasil e também sou um dos pioneiros na popularização da observação de aves no País. Dedico-me a encorajar a prática da "Ciência Cidadã", que permite a todas as pessoas estudar, pesquisar e contribuir a um melhor conhecimento sobre nossos animais e plantas. Também trabalho com História da Zoologia, Etnozoologia e Folclore.
Ciro Albano
Internacional Birding
Rodas de conversas
Formado em Biologia pela Universidade Federal do Ceará; atuou nas áreas de Pesquisa e Conservação na ONG Aquasis por cinco anos; sendo membro fundador dos Projetos de Conservação do soldadinho-do-araripe e periquito cara-suja. Em 2006 fez sua primeira guiada e desde então atua como Guia de Observação de Aves, onde é sócio fundador da Brazil Birding Experts.